sexta-feira, 26 de abril de 2013



- Mãe, você já foi no motel?
- Isso é pergunta que se faça, menina?
- Ah! Responder uma pergunta com outra pergunta não vale! Eu só perguntei se você já foi no motel, e aí, foi ou não foi?
- Eu não preciso disso, sou casada com seu pai há 20 anos, lembra?
- Eu sei mamãe, mas eu queria saber se você já foi, mesmo que não tenha sido com meu pai.
- Filha! Que absurdo! Como você ousa dizer isso?
- Mãe, você está me enrolando heim! Vou fazer a pergunta de novo: Você já foi no motel com alguém? Um amigo, uma amiga ou mesmo em excursão?
- Misericórdia! Amigo, amiga ou excursão? De onde você tirou essas coisas? Está delirando, só pode!
- Mãe, qual é o problema de ir ao motel com uma amiga? Quando a gente está em uma situação difícil são as nossas amigas que nos ajudam.
- OMG!
- E outra, antes ir no motel com uma amiga do que ir com um desconhecido, não é mesmo? Nas próximas férias da escola quero ir no motel.

A mãe fica sem reação e tenta, com calma, descobrir porque a menina estava perguntando aquelas coisas.

- Filha, vamos conversar. Quem disse pra você que ir no motel é normal ou que não tem nada demais ir com uma amiga?
- A professora, mãe.
- Sua professora disse isso?
- Sim!
- Que absurdo, vou hoje mesmo conversar com a diretora da sua escola.
- Não mãe, não acho uma boa ideia levar a diretora no motel.
- Não foi isso que eu quis dizer! Vou falar com ela sobre sua professora.
- Mas a Professora Luíza também vai?
-Não, filha! Ninguém vai
- Mas eu quero ir!
- Filha você não tem idade para pensar e muito menos querer esse tipo de coisa.
- Mas mãe, qual o problema de ir no motel?
- Todos os problemas possíveis. Mais tarde irei à escola e conversarei seriamente com a diretora. E não quero mais falar sobre esse assunto, esqueça isso e não me pergunte mais nada.
- Tudo bem, mamãe.

Cabisbaixa, a menina ficou sem entender porque a mãe não a deixou ir ao motel. E pensou:

- Eu queria tanto ir no motel! Acho tão bonito aquelas luzes piscando, aquele lugar colorido bem no meio do nada da estrada! Mas um dia, quando eu crescer eu vou, nem que seja sozinha.

Passados dois dias, a menina não tocou mais no assunto, mas continuava chateada com a mãe. Chegando da escola ela disse:

- Mãe, a professora mandou um bilhete pra você.
- Que ótimo quero mesmo saber o que ela tem a me dizer.
No bilhete, tudo se esclareceu:

“Querida mãe,
Espero que não tenha se chateado com as perguntas de sua filha, vale ressaltar que ela é uma menina esperta e uma aluna muito inteligente. Na última aula de português estávamos estudando o significado de algumas palavras para produzir um texto, e ela optou pela palavra “motel”. Para que não houvesse nenhum mal entendido, pesquisamos no dicionário o real significado dos vocábulos e todos produziram textos maravilhosos. Confesso que o texto da sua filha foi um dos mais criativos, ela soube descrever os detalhes do estabelecimento dando ênfase na beleza das luzes coloridas.

PS: segue abaixo o significado da palavra MOTEL:
s.m. Estabelecimento para pernoite, especialmente para aqueles que viajam de automóvel. A maioria dos motéis se localizam próximo a estradas movimentadas, nos arredores das cidades ou perto de aeroportos. A palavra motel se origina de uma combinação dos vocábulos motor e hotel.

Obrigada pela compreensão
Professora Luíza”


OBS: texto de minha autoria, em um momento de inspiração profunda hahaha.
OBS 2: A escrita correta seria "ir AO motel", mas o texto trata de um diálogo de uma criança, então optei por deixar a forma mais comum usada na oralidade.

2 comentários: